terça-feira, 13 de maio de 2008

"Engana-me que Eu Gosto!"




Durante um encontro com jornalistas promovido pela Ordem dos Enfermeiros na qual esteve presente a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros e o Secretário de Estado da Saúde, foram tecidas considerações sobre as futuras Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC)


A Bastonária manteve o seu discurso e continuou a alertar para a falta de enfermeiros:


..."Maria Augusta Sousa, que estimou que não haja no Serviço Nacional de Saúde um número suficiente destes profissionais para garantir o desenvolvimento destes serviços junto da comunidade"...


"Se todos os centros de saúde se organizarem em unidades de saúde familiares (USF) e em unidades de cuidados de saúde personalizadas com um enfermeiro, um médico e um administrativo, o número de enfermeiros afectos aos centros de saúde hoje em dia não é suficiente para manter unidades de cuidados na comunidade"


O Sr. Secretário de Estado da Saúde Manuel Pizarro foi respondendo:


"Se nós assumirmos o compromisso político de desenvolver UCC arrastará a decisão de criar meios adequados. É óbvio que não se poderá fazer isso sem mais recursos e sem mais profissionais"


O secretário de Estado da Saúde admitiu que é necessário ter um "quadro contratual mais estabilizado" para os enfermeiros


Quando questionado sobre a precariedade laboral dos enfermeiros afirmou:


"Temos que criar estabilidade nas equipas profissionais. É necessário trabalharmos para ter um quadro contratual mais estabilizado, ter um enquadramento legal mais favorável para termos mais estabilidade profissional"


Se temos enfermeiros no desemprego e mas temos falta de profissionais nas unidades de saúde, porque é que não são contratados mais enfermeiros?


Será que o Sr. Secretário de Estado estava apenas a atirar areia para os olhos dos enfermeiros, ao dizer aquilo que queríamos ouvir?


Nota: Para Maria Augusta Sousa, "um conjunto muito importante dos cuidados na comunidade passam pelos cuidados de enfermagem", daí que a Ordem queira que sejam os enfermeiros a gerir nos centros de saúde estas novas UCC, que serão compostas por equipas multidisciplinares.


Quantos Enfermeiros é que estão na Unidade de Missão para os Cuidados de Saúde Primários? Quantos Médicos?


"Engana-me que eu Gosto!"


Sem comentários:

Qual o principal problema da Enfermagem?