sexta-feira, 9 de maio de 2008

Quem Cuida de Quem Cuida...




Recebemos um comentário do Sr. Enf. Rui Santos (e não o tratamos por colega propositadamente) que nos apelida de "mentirosos", "pouco rigorosos", de propositadamente "induzir os leitores voluntariamente em erro" e de sermos "frágeis matematicamente".

Publicou de igual modo, no seu blog, o seu comentário.

Realmente publicámos no nosso post "Mas Ainda estamos Longe do Melhor Valor da UE", que ...

"Os dados apresentados representam um aumento de 800 enfermeiros por 1000 habitantes, em 4 anos, e de 300 médicos por 1000 habitantes, no mesmo período…..”

e por lapso os números são de 800 enfermeiros e 300 médicos para 100 000 habitantes (reconhecemos aqui o nosso erro!).
Tal deveu-se ao facto de que os dados a seguir apresentados, tinham como fonte o Alto Comissariado da Saúde, que apresentava dos seus dados por 100 000 habitantes.

Queremos agradecer a chamada de atenção, no que diz respeito ao erro por nós cometido!

No entanto, o Sr. Enf. Rui Santos pertence certamente àquela estirpe de enfermeiros mesquinhos que invés de contribuir para a dignificação da profissão, fica feliz e realizado em apontar os erros dos colegas, não contribuindo desse modo para a progressão da enfermagem. Este tipo de enfermeiros (com letra pequena) que são incapazes de defender um colega, incapazes de ser assertivos na abordagem aos erros. Só querem ficar bem na fotografia e se os outros ficarem mal...melhor!

Faz-nos lembrar algumas as chefias de enfermagem, que de enfermeiros têm pouco, que partem sempre do principio que tudo o que corre mal num serviço é culpa dos enfermeiros (reminiscências do endeusamento dos médicos?...).
Não advogamos o encobrimento do erro, mas a solidariedade profissional obrigava o Sr Enf. Rui Santos a alertar-nos para o erro, de forma a ser corrigido, e não a chamar-nos de mentirosos e fragilizados matematicamente!

Porque partiu do princípio que queremos mentir e enganar os nossos colegas? Será que projectou em nós a sua postura na profissão? Esperamos sinceramente que não.

Em suma queremos deixar-lhe um pensamento reflexivo: Pense na maneira em como cuida dos seus colegas! Reveja a sua postura na profissão! Se vir que não é capaz de cuidar daqueles que cuidam, fique-se pela sua poesia e pelos seu filmes marados! Dessa forma contribuirá grandemente para o futuro da Enfermagem!

Os Administradores do Blog Só a Enfermagem nos Move!

Sem comentários:

Qual o principal problema da Enfermagem?