quarta-feira, 16 de abril de 2008

A Rainha vai NUA! (mas não dá por isso!)



Cerimónia Comemorativa do 10.º Aniversário da Ordem dos Enfermeiros


Estão abertas as inscrições para a cerimónia comemorativa (para comemorar o quê?) do 10.º Aniversário da Ordem dos Enfermeiros, a realizar no dia 21 de Abril, pelas 18:30 horas, na Estufa Fria (fria, fria são as prespectivas da profissão), Parque Eduardo VII (alusão ao passado menos nobre mas mais divertido da profissão?!), Lisboa.

A participação encontra-se limitada à capacidade da sala (será que acham que vai aparecer muita gente?) todos os interessados (alguém?) devem imprimir, preencher e enviar a ficha de inscrição abaixo apresentada por correio, para a sede da Ordem dos Enfermeiros (30 euros? Mais ou menos 4 horas de trabalho? É pá, não me parece!).

Programa:
  • Homenagem aos precursores da constituição da Ordem dos Enfermeiros (coitados! Já devem estar mais que arrependidos…)

  • Debate O contributo da Ordem dos Enfermeiros para o desenvolvimento social - a visão da sociedade civil (este será rápido! Se nem para a profissão contribuíram…)

  • Momento cultural (mais exposições, talvez de pintura ou escultura, provavelmente sobre vivências dos enfermeiros…)

  • Alocução da Enfermeira Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (blá, blá…o ensino tutelado é que vai ser!)

  • Jantar (isso é que é falar!)

Mensagem da Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

1998-2008 10 anos percorridos


O ano de 2008 deverá ser não só tempo e espaço de alegria (é verdade! os enfermeiros estão realmente alegres, só não sei porque motivo… ah, já sei é pela estagnação da carreira!…Não… Já sei é pelo reconhecimento social!… também não… Já sei! É por termos uma Ordem e Sindicatos activos e com peso na opinião publica… Não? Devo estar a delirar! Daqui a pouco estamos todos a ouvir um chamamento como a tia Florence!), mas também uma oportunidade para reforçar o compromisso da profissão para com a sociedade. (sem dúvida, realmente já falta pouco para trabalharmos de borla).
Comemorar os 10 anos de existência da Ordem dos Enfermeiros significa enraizar (a nossa cabeça na areia) o nosso presente no legado construído por milhares de enfermeiros ao longo de décadas, revisitando a nossa história; significa reconhecer que se abriu (um buraco do qual vai ser dificil de sair… mas ainda não atingimos o rácio!) caminho para que os enfermeiros assumam a auto-regulação como instrumento de promoção da qualidade dos cuidados de Enfermagem aos cidadãos e de desenvolvimento da profissão (desenvolvimento?…Pois é! Agora com o ensino tutelado é que vai ser!); significa reforçar (o péssimismo na) a confiança no futuro, com o que no presente somos capazes de construir (por este andar só mesmo a construção civil nos safa!). Não pouparemos esforços (poupar…estamos a falar de enfermeiros não é?! Ninguém nos poupa, nem nós mesmos) para continuar trilhando o caminho de afirmação da mais-valia que os cuidados de Enfermagem representam no global dos cuidados de saúde e, consequentemente, da importância que daí releva para a participação dos enfermeiros em todos os níveis do sistema de saúde (estou no chão a rebolar de tanto rir! Enfermeiros a participar em todos os níveis do sistema de saúde? É verdade, já existem colegas a trabalharem como AAM e em caixas de hipermercados! Todos os níveis, pois claro! Esta bastonária ainda vai fazer concorrência aos Gato Fedorento!) e no desenvolvimento da formação e da investigação.(é o ensino tutelado, é o ensino tutelado…)Convictos de que, não há melhor saúde sem melhor Enfermagem (verdade) queremos que 2008, pela participação de todos, seja o ano «Pela qualidade da saúde». (dos enfermeiros, pois por este andar ... Já sei é o ensino tutelado que nos vai safar!) Todos somos convidados (obrigados) a participar (nesta desgraça). Façamos do nosso tempo, tempo de mudança, e das pedras do caminho, o nosso castelo! (Lá está! A construção civil!)


Maria Augusta de Sousa


(versão melhorada pelo nosso grande sentido de humor!)



Sem comentários:

Qual o principal problema da Enfermagem?