Estamos todos equivocados... os médicos afirmam que eles é que são a figura central do SNS, os enfermeiros afirmam que eles é que deveriam ser a figura central, pois passam mais tempo e têm uma ligação mais profunda com os pacientes.
Os restantes técnicos afirmam que sem eles, tudo o resto fica empanado (imaginem um hospital sem Sr.ª da Limpeza ou sem electricista, ou sem técnico de análises clínicas...)
Após uma longa reflexão tive uma epifania... e que tal a figura central do SNS ser o Paciente?
Boa ideia?!
Metade das disputas de classes, intrigas e complicações do SNS desapareceriam.
Não será fácil esta mudança de paradigma mas é extremamente necessária.
Entretanto, tomei conhecimento que existem enfermeiros a trabalhar em Serviços de Atendimento Permanente, que ao fim de semana se recusam a administrar analgésicos programados, pois não é uma terapêutica urgente! ("ainda se fosse uma antibiótico vá lá...")
Estes colegas devem ser gente feliz, nunca devem ter tido uma lombalgia! Se não, logo saberiam dar valor... e lá voltam para casa os nossos pacientes com as suas dores não urgentes.... Pois é, os enfermeiros têm muito trabalho ao fim de semana!
A imagem de uma profissão conquista-se aos poucos.
Não é por sermos arrogantes que somos mais respeitados!
E se fosse o nosso pai ou a nossa mãe? A sua dor não seria urgente?
Tia Florence
1 comentário:
Gostei, parece que afinal nao sou o unico a pensar nos doentes...
É uma falta de profissionalismo aquilo que se ve hoje em dia, parece que a maior parte dos colegas nao fez um juramento.
Abraços e vou voltar a ver o blog.
Élio Brito
Enviar um comentário